Lisbon & Estoril Film Festival | 8ª edição homenageia Maria de Medeiros e John Malkovich

A oitava edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre de 7 a 16 de novembro, vai debruçar-se sobre a vigilância e a privacidade na atualidade com o simpósio ”Ficção e Realidade: para além do Big Brother”, que vai contar com a participação, para já apenas formal, de Julien Assange, fundador do WikiLeaks.
Os homenageados desta edição são Maria de Medeiros e John Malkovich, protagonista de “Variações de Casanova”,  do realizador Michael Sturminger, que será apresentado em antestreia no festival, dia 8 de novembro, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian com a presença de Malkovich e de alguns dos melhores cantores de ópera da atualidade.

Os primeiros grandes eventos da edição deste ano do festival,  que conta com forte apoio das câmaras municipais de Cascais e Lisboa, foram anunciados dia 8 de setembro, no Centro Cultural de Belém, pelo diretor do festival. Paulo Branco  salientou que pretende “piscar o olho à imprensa internacional” com o tema do simpósio, naquele que é considerado pela organização como “o festival mais ambicioso de sempre”.

"Como é que a sociedade reage a esta vigilância global? Até que ponto não foi ela própria que criou esta situação?", questões que Paulo Branco deixou no ar e que se pretendem ver discutidas em novembro. Sem adiantar pormenores quanto à eventual presença de Julian Assange - a viver atualmente exilado na embaixada do Equador, em Londres – Paulo Branco apenas confirmou que “o simpósio terá a colaboração formal de Julian Assange”.

Para este ciclo de debates, estão ainda confirmadas as participações de Roberto Saviano, do filósofo Noam Chomsky, de Juan Luis Cébrian (presidente do Grupo Prisa), do juiz Baltasar Garzón, Eben Moglen, Philippe Aigrain e Jérémie Zimmermann, entre muitos outros. “O antigo presidente do Brasil Lula da Silva “é uma possibilidade ainda não confirmada”, adiantou Paulo Branco.

Nesta edição do LEFFEST a obra de John Malkovich será alvo de um tributo que realça as suas diversas facetas: “pela primeira vez serão apresentadas fotografias como ator de teatro, realizador e produtor”, destacou Paulo Branco.

David Lynch e Jean-Michel Alberola apresentam uma exposição de litografias inéditas, intitulada “Here & Now” e que estará patente no Centro de Congressos do Estoril durante o Lisbon & Estoril Film Festival 2014.

Numa estreia absoluta, o Lisbon & Estoril Film Festival apresenta nesta edição a peça de teatro “Os Belos Dias de Aranjuez”, de Peter Handke. Protagonizada por Isabel Abreu e João Pedro Vaz, a peça conta com encenação de Tiago Guedes e será levada à cena no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.

Maria de Medeiros, a mais internacional das atrizes portuguesas, será igualmente homenageada pelo festival, que exibirá as obras que realizou mas também uma seleção de filmes em que colaborou como atriz, escolhidos pela própria mas que apenas serão revelados mais próximo do evento.

Um ano depois de ter passado pelo LEFFEST na qualidade de júri, Arto Lindsay está de regresso desta vez acompanhado pela sua banda para aquele que será mais um dos pontos altos do festival. Arto Lindsay & Band atuam na cerimónia de encerramento do Lisbon & Estoril Film Festival 2014 assegurando um concerto muito aguardado que fechará também a digressão europeia do músico norte-americano.

Fichas:
Mais informação em: http://www.leffest.com/pt/