LUMINA FESTIVAL DA LUZ: Cascais acolhe estreia mundial de 1.ª experiência 3D Videomapping 360º

“Wonderlust” é uma instalação 3D VIDEOMAPPING 360º em estreia mundial absoluta na Cidadela de Cascais. Esta obra inovadora é realizada pelos turcos do Nerdworking e conta com produção e operação técnica do grupo português OCUBO. Explorando as aventuras do mundo interior de uma criança durante os longos dias de liberdade e fantasia tão característicos do verão, a experiência vai envolver o público que terá óculos 3D estereoscópicos.
Esta é uma instalação ambiciosa do ponto de vista técnico e artístico que integra as 26 obras da quarta edição do LUMINA Festival da Luz, que decorre em Cascais de 11 a 13 de setembro, entre as 20h00 e as 24h00.

Para ver “Wonderlust”, a entrada faz-se pela porta principal da Cidadela de Cascais, na Rua D. Carlos I, terminando a experiência na saída para a Marina de Cascais, onde o percurso continua pelas restantes obras. Para que todos possam tirar o maior proveito desta experiência, o número de espetadores no interior na instalação será limitado durante cada sessão com a duração de 7 minutos.

A entrada é gratuita para crianças até aos 5 anos e tem um custo simbólico de 1€ para os restantes visitantes que receberão óculos 3D especiais esteroscópicos para um verdadeiro efeito 3D. As outras 25 instalações do LUMINA não implicam qualquer equipamento nem pagamento especial.

Nerdworking / OCUBO
Baseado em Istambul (Turquia) o coletivo multidisciplinar Nerdworking é composto por artistas, ilustradores, designers, designers de animação em tempo real, codificadores, mecatrónica, robótica e profissionais de eletrónica. Juntam-se em Cascais com colectivo multidisciplinar OCUBO, especializado em video mapping e projeções monumentais,  para apresentarem este projeto em estreia mundial.

Sobre o LUMINA
Com um total de 26 obras de 40 artistas oriundos de 15 países, esta é a quarta edição do LUMINA  Festival da Luz, que acontece em Cascais nos dias 11, 12 e 13 de setembro. Criado e produzido pelo ateliê OCUBO, com direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle, o Lumina – considerado em 2014 pelo jornal britânico The Guardian um dos 10 melhores festivais de luz da Europa – conta com investimento da Câmara Municipal de Cascais e apoios de outras entidades - incluindo embaixadas e privados - reforça a identidade local e traduz a aposta da autarquia na diversificação da oferta cultural do concelho assente no Bairro dos Museus.

Mais informação sobre o Lumina.