Museu da Presidência da República reabre ao público com Peças do espólio de museus municipais e exposição “A Natividade na Arte Popular Africana”

Parte do acervo do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, Museu da Música Portuguesa-Casa Verdades de Faria e da Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos passa, a partir de agora, a estar disponível ao público no Museu da Presidência da República, instalado no Palácio da Cidadela de Cascais. O empréstimo das peças permite reabrir este espaço de forma mais permanente e surge no âmbito do protocolo celebrado hoje, dia 11 de dezembro, às 21h30, no Museu da Presidência da República. Em plena época natalícia, hoje é também inaugurada neste espaço a exposição “A Natividade na Arte Popular Africana”.

Estabelecido entre a Secretaria Geral da Presidência da República e a Câmara Municipal de Cascais, o Protocolo de Colaboração possibilita o depósito temporário de peças dos acervos dos Museus Municipais da naquele espaço por um período de quatro anos, renovável.

De natureza e interesse cultural variado, as peças continuam a pertencer ao espólio dos diferentes museus municipais, sendo que, nos termos do presente acordo, a responsabilidade da respetiva conservação passa para o Museu da Presidência da República durante a vigência do protocolo. Ainda no âmbito do acordo, a Câmara Municipal de Cascais assume diversos apoios operacionais e logísticos, ultrapassando as dificuldades que estavam a limitar os períodos de abertura deste espaço ao público durante o ano.

“A Natividade na Arte Popular Africana” para ver até 6 de janeiro
Até seis de janeiro de 2013, o espólio dos diferentes museus municipais reunido no Museu da Presidência da República no Palácio da Cidadela de Cascais vai conviver com a exposição temporária “A Natividade na Arte Popular Africana”. Organizada pelo Museu da Presidência da República com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, a mostra reúne cerca de 200 peças, representando 21 países, com especial destaque para os países africanos de língua oficial portuguesa. Na visita é possível observar presépios, “Maternidades” e “Paternidades”, elaborados nos mais diversos materiais – ébano, pau-preto, marfim, osso, folha de bananeira, casca de ovo, chifre de boi, entre outros – que ilustram a representação etnográfica da Natividade no continente africano.

Horário: de terça a sexta, das 11h00h às 17h00 e aos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00.

Mais informações sobre a exposição.