Náutica, Conhecimento, Saúde e Turismo: áreas estratégicas do Centro do Mar de Cascais hoje apresentado no Congresso do Fórum Empresarial da Economia do Mar

Num concelho em que quatro quintos do território são mar, este recurso surge como potencial de desenvolvimento sustentável da economia local. Foi nesse sentido que foi apresentado esta manhã, durante o Congresso organizado pelo Fórum Empresarial da Economia do Mar, o Centro do Mar de Cascais. Trata-se de um projeto inovador e estratégico da Câmara Municipal de Cascais, que visa contribuir, decisivamente, para a promoção do desenvolvimento económico e social do concelho.

Sob o tema "Ancora - O mar com os pés assentes na terra", o Congresso do Fórum da Economia do Mar decorre até às 18h30 de hoje, no Centro de Congressos do Estoril. O encerramento estará a cargo de Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego.

Baseando-se na aposta em quatro áreas estratégicas para Cascais - a Náutica, o Conhecimento do Mar/Investigação, a Saúde do Mar e o Turismo - este Centro será responsável por congregar as academias do saber e do fazer, criando sinergias que permitam desenvolver projetos concretos nesses setores. O objetivo é afirmar as atividades económicas relacionadas com o mar como eixos estratégicos para a construção do desenvolvimento económico de Cascais.

“Sabemos que a economia do mar pode representar, em estimativas conservadoras, 11% do PIB e 12% do emprego em Portugal”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, durante a abertura do Congresso, acrescentando que, “por isso, em Cascais, estamos a fazer o nosso trabalho: assumimos o Mar como um eixo estratégico para o nosso desenvolvimento e estamos, politicamente, fortemente comprometidos com esse desígnio”.

Enquanto projeto de valorização e de atracão turística e desenvolvimento económico, a presença do Centro de Mar em Cascais terá efeitos multiplicadores (pela sua dimensão e competitividade), não só na área de implantação, mas também no desenvolvimento do tecido empresarial da região, devendo contribuir para a sua qualificação e reposicionamento na cadeia de valor.

Organizado pelo Fórum Empresarial de Economia do Mar, o Congresso "Ancora - O mar com os pés assentes na terra" decorre ao longo de todo o dia e conta com a presença de responsáveis de várias entidades públicas e privadas ligadas ao mar. Tem como objetivos apresentar e tomar o pulso à diversidade de oportunidades que o mar oferece e consciencializar todos os portugueses para a relevância do Mar no âmbito da economia nacional. Serão apresentados vários casos de sucesso que representam o mar moderno. Na prática são histórias de empreendedores de várias idades, formações e capacidades financeiras contadas na primeira pessoa.