Parceria entre entidades públicas e privadas renova aposta no curso de mecânica de automóveis

Contrariar o abandono escolar precoce e promover o ensino profissionalizante são duas apostas ganhas pelo Curso de Educação e Formação de Mecânico de Veículos Ligeiros que completa agora quatro anos. Resultados de excelência que se traduzem no número crescente de alunos e no prolongamento do curso até ao 12.º ano. O acompanhamento técnico e estágios decorrem na AutoEuropa, em Palmela.

No dia 3 de Junho foi assinado um protocolo que reforça a parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, Agrupamento Matilde Rosa Araújo e a ATEC - Academia de Formação. Esta academia, sem fins lucrativos, é apoiada pelas empresas Volkswagen-AutoEuropa, Siemens & Bosch e Câmara de Comércio Luso Alemã.
No protocolo ficou estabelecido que a vertente de mecatrónica automóvel irá decorrer em instalações a construir com apoio da Câmara Municipal de Cascais

Iniciada em fase piloto em 2010, esta nova formação escolar e profissional surgiu na sequência de uma parceria inovadora que aliou o Agrupamento Matilde Rosa Araújo e a ATEC - Academia de Formação. Com um total de 15 formandos por turma, o curso veio dar uma nova resposta a alunos cujo percurso iria conduzir ao abandono escolar, logo sem formação capaz de os integrar no mercado de trabalho. Hoje o desafio é não permitir que estes alunos saiam da escola sem acabar o curso.

“A Escola Matilde Rosa Araújo já demonstrou ser uma força extraordinária. Temos de, cada vez mais, apostar num ensino técnico-profissional de qualidade”, referiu Carlos Carreiras, na sessão de assinatura do protocolo, entre a Escola, ATEC e o Município. Reconhecendo que “estes alunos são privilegiados, porque estão a receber uma formação que lhes proporciona 100% de empregabilidade”.

Carlos Carreiras confirmou o compromisso da autarquia no alargamento das instalações “no mais curto espaço de tempo”. Além disso, anunciou que “entre os projetos em desenvolvimento por parte da autarquia está a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento na área da mobilidade, o que representa um investimento na criação de postos de trabalho”.

Sobre o Curso de Educação e Formação de Mecânico de Veículos Ligeiros
Com uma duração mínima de 1200 horas, destina-se a alunos com o 8.º ano de escolaridade, permitindo-lhes completar o 9.º ano e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional de tipo 3. Em termos práticos, os jovens ficam habilitados a ingressar no mercado de trabalho como mecânicos de automóveis ligeiros ou, caso seja sua vontade, podem prosseguir estudos, reforçando as suas competências.

No âmbito desta parceria, a Câmara de Cascais contribui com 43.000 euros para a criação de uma oficina no perímetro da escola destinada a acolher as aulas práticas, a qual conta com veículos, maquinaria diversa e fardamento específico para os formandos, tal como se de uma oficina real se tratasse.

A ATEC - Academia de Formação, associação sem fins lucrativos promovida pelas empresas Volkswagen-AutoEuropa e Siemens & Bosch assegura a formação e supervisão de práticas letivas e de desenvolvimento curricular da componente técnica-formativa do curso na área da sua especialidade. Nesse sentido apoia desde logo a seleção dos alunos/formandos, participa na articulação pedagógica contínua com os restantes intervenientes e disponibiliza recursos físicos e materiais, incluindo cerca de 70 horas de formação nas suas instalações em Palmela (fábrica AutoEuropa).

Dando continuidade a este curso, foi criado há dois anos o curso profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel pretendendo dar resposta aos alunos que frequentaram o CEF tipo3 e que assim garantem equivalência ao 12.º ano com possibilidade de prosseguir estudos a nível superior.