“Portugal 2020 - O financiamento Inteligente do Empreendedorismo e Inovação” | 12 dezembro | DNA Cascais

Que apoios financeiros vão existir nos próximos anos para empresas, empreendedores e inovação? Como e quem poderá aceder aos milhões do quadro comunitário de apoio 2014/2020? As respostas serão dadas no IV Encontro Nacional dos Business Incubator Center (BIC), que se realiza dia 12 de dezembro na DNA Cascais, com a participação do Secretário de Estado das Finanças. Entrada livre.

Serão explicados os instrumentos de apoio, quais as áreas prioritárias, tipo de projetos apoiados e os fundos comunitários disponíveis para os próximos seis anos. As respostas serão dadas por um painel com representantes da Agência Nacional de Inovação, IAPMEI, AICEP e da European Business Network – Rede Europeia BIC, bem como com o presidente emérito da EBAN.

“Portugal 2020 - O financiamento Inteligente do Empreendedorismo e Inovação” é o tema deste encontro nacional organizado pela BICS - Associação dos Centros de Empresa e Inovação Portugueses, que conta ainda com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e que visa debater o futuro quadro comunitário de apoio às Empresas, Empreendedorismo e Inovação no âmbito do Portugal 2020.

Desta forma será possível perceber quais os fundos comunitários que estarão disponíveis para as empresas a partir de Janeiro, quer em termos de incentivos diretos, quer em termos de instrumentos financeiros de dívida e capital.

PROGRAMA

Sobre a Agência DNA Cascais | A DNA Cascais é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover e capacitar jovens empreendedores em Cascais. Tem como objetivo desenvolver competências e conhecimentos essenciais, estimulando a criatividade e a inovação num ambiente empresarial.

Criada em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, a que preside Carlos Carreiras, é a única incubadora com a certificação BIC (Business and Innovation Center) pela rede europeia EBN, na Região de Lisboa. Com localização em Alcabideche, no concelho de Cascais, alberga empresas em incubação física e virtual ligadas às Tecnologias de Informação, Engenharia, Comunicação e Design, Cultura e Instituições de Investigação ligadas a Universidades.

Ao longo destes sete anos, a DNA Cascais possibilitou a criação de 244 empresas, com um investimento inicial de 24,6 milhões de euros e cerca de 1.250 postos de trabalho, uma taxa de sobrevivência global de 80% e um volume de facturação de 24 milhões de euros.

Considerando, ainda, empresas apoiadas pela DNA e pelo Clube de Business Angels de Cascais, que ficaram localizadas fora do Concelho, a facturação ascende a mais de 50 milhões de euros.

A DNA Cascais visa contribuir para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência na promoção do empreendedorismo jovem e social no Concelho de Cascais.

Para mais informações sobre DNA Cascais, visite o site:  www.dnacascais.pt