“World Ocean Summit”: cimeira internacional até 5 de junho em Cascais

“Este é o local certo para realizar esta cimeira”, confirmou hoje Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais aos participantes na “World Ocean Summit”, cimeira internacional que decorre até 5 de junho em Cascais.
Organizada pela revista britânica “The Economist” esta conferência pretende responder a uma questão fundamental: como fazer a transição para uma nova economia azul? Trazendo ao concelho 250 dos mais proeminentes intervenientes com interesse diretos nos oceanos, a conferência visa promover um diálogo para a construção de soluções e repensar o futuro da economia sustentável do oceano.

“Desde 2012 que Cascais está apostada no desenvolvimento de uma estratégia virada para a Economia Azul enquanto impulsionador do crescimento económico do município. Hoje, tal como no passado, a nossa atividade é virada para o mar e, por isso mesmo, apoiámos recentemente a criação da Blue Bio Aliance, nascida do esforço de Tiago Pitta e Cunha e da criatividade e conhecimento de Helena Vieira. Uma rede focada no setor privado, com fortes laços internacionais. Mas precisamos de mais, precisamos de vós e da vossa rede de contactos, centrada em Cascais”, reforçou Miguel Pinto Luz. Os trabalhos seguem amanhã, com o tema “Investindo na Economia Azul: oportunidades, desafios e soluções”, primeiro painel do segundo dia.

A cimeira decorre no âmbito da Semana Azul (Blue Week), ponto de encontro de todos os que se interessam pelo mar, seja na vertente empresarial, reflexão estratégica ou discussão política que decorre  até 6 de junho entre Lisboa e Cascais, com várias iniciativas ligadas aos oceanos.