CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

XXI Cursos Internacionais de verão de Cascais | Inscrições abertas

Com direção de José Tengarrinha, a XXI edição dos Cursos Internacionais de Verão de Cascais realiza-se este ano entre os dias 23 de junho e 5 de julho, no auditório do Centro Cultural de Cascais, trazendo a debate “Amor e afetos” e “Escultoras em Portugal”.

A marca de prestígio da iniciativa conquistada há mais de duas décadas continua a surpreender pelos temas apresentados, mas sobretudo pela excelência dos conferencistas. Este ano, não será exceção. 

Paralelamente às conferências, que contam com a participação, entre outros, de Eduardo Sá e Júlio Machado Vaz, o CCC é também palco de concertos com obras de L.V: Beethoven e F. Mendelssohn pelo Trio Desassossego e um concerto de Jazz.
E ainda de um excerto da peça “Pedro e Inês” representado por alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais.


Durante seis dias, de 23 a 28 de junho, o tema “Amor e afetos” é alvo de diferentes abordagens por profissionais de diversas áreas: médicos, psicólogos, professores universitários, escritores, músicos e atores. 


Intitulada “Fomos Beber um copo a Cascais e casámos”, a conferência de abertura estará a cargo de José Gameiro, médico psiquiatra. Nos dias a seguir participam nos cursos outras personalidades conhecidas do grande público, como Eduardo Sá –Adolescentes: Livro de reclamações, Júlio Machado Vaz - O Amor que nunca existiu; Há esperança no amor. Helena Marujo, Psicóloga Positiva - Caminhos para a justiça social e a felicidade pública, Helena Vasconcelos - Haveria literatura sem amor? e “Amor e diversidade. Um, dois e a multidão: Ofélia Queiroz e seus múltiplos amores com Fernando Pessoa & Companhia” proferida por Vicenzo di Nicola da Universidade de Montreal, Canadá.


“Escultoras em Portugal” é o tema que estará em foco entre 30 de junho e 5 de julho que destacará as criações escultóricas da autoria de mulheres portuguesas, do passado, mas também da atualidade, como Maria Luisa de Sousa Holstein, 3ª duquesa de Palmela, Ana de Gonta Colaço, Dorita Castel-Branco, Maria Barreira, Ângela Ferreira, Irene Vilar, Fernanda Fragateiro, Cristina Ataíde, Marina Mesquita, Joana Vasconcelos.


Este curso conta com a coordenação da conhecida historiadora de arte Raquel Henriques da Silva e Sandra Leandro, da Universidade de Évora. Entre outros investigadores, participam neste curso dedicado à escultura no feminino, diversos docentes universitários, Sandra Saldanha, Sandra Leandro, Daniela Garcia, Nuno Crespo, Laura castro, Paulo Simões, Emília Ferreira, Lúcia Almeida Matos e Sandra Vieira Jügens.



Inscrições
As inscrições estão abertas e podem efetuar-se através do número de telefone 214815353/4, email: filipa.aguiar@cm-cascais.pt ou carla.pato@cm-cascais.pt.
A participação nos dois temas dos Cursos Internacionais de Verão de Cascais requer inscrição prévia obrigatória, no valor de 60 € para o público em geral. Os dois temas terão um custo de 80 €. Estudantes e maiores de 65 anos têm desconto. As inscrições incluem o acesso à documentação em formato digital, assistência aos serões musicais e certificado de participação


 



 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0