Aplicação “Green Cascais” - Guia da Natureza

Visando disponibilizar aos munícipes e visitantes do concelho de Cascais toda a informação sobre o Programa de Atividades de Natureza promovido pela Câmara Municipal , através da Empresa Municipal Cascais Ambiente, e dar a conhecer o património natural do território, foi lançada em setembro de 2013 a aplicação móvel "Green Cascais".

Disponível para tablets e smartphones, esta aplicação pode ser descarregada gratuitamente na App Store - caso o equipamento seja um iPhone - ou na Google Play Store - caso seja um Android.

A aplicação apresenta dois menus: Conhecer e Viver. O menu Conhecer apoia o utilizador no planeamento da sua visita aos vários pontos de interesse. Entre as funcionalidades, conta com uma listagem atualizada de eventos promovidos pela Câmara Municipal de Cascais, informações sobre como chegar ao município, principais equipamentos e informação genérica.

Por sua vez, o menu Viver tem como objetivo apoiar o utilizador durante a sua visita aos vários pontos de interesse e será utilizado já nos locais ou para chegar aos mesmos. Entre as funcionalidades, conta com uma listagem de atividades sugeridas por temas, mapa com possibilidade de filtragem, vários percursos pedestres e a possibilidade de, através de GPS, determinar a direção e distâncias aos pontos de interesse mais próximos.

A aplicação Green Cascais está disponível em português e inglês, proporcionando aos visitantes acesso a informações detalhadas e sempre atualizadas sobre o Programa de Atividades de Natureza do concelho.

Este Programa reúne um conjunto de propostas de atividade ao ar livre, pensadas para todos os tipos de público. Passeios de burro (para crianças), de bicicleta ou segway na Quinta do Pisão, escalada e rappel no Pedra Amarela Campo Base, observação de aves serra adentro são algumas das propostas para momentos de lazer nos diversos espaços naturais do concelho. Junto ao litoral as sugestões passam por passeios interpretativos na Duna da Cresmina ou na Zona de Interesse Biofísico das Avencas e, no interior do município, o programa inclui visitas ao Borboletário na Quinta de Rana.