Saiba como separar os Resíduos Urbanos

Quase todas as embalagens podem ser recicladas: papel / cartão, plástico, metal, pacotes líquidos alimentares e o vidro. O primeiro passo é separar as embalagens usadas por tipo de material, colocando-as nos respectivos contentores do conjunto de ecopontos, para posterior valorização.

Papel / Cartão:
- Embalagens de papel e cartão, sacos de papel, papel de escrita e embrulho, revistas e jornais;
- Estes resíduos devem ser depositados no Ecoponto Azul - Papelão.
- Espalme ou desmanche as embalagens para que ocupem menos espaço;
- Não coloque no Ecoponto Azul embalagens de cartão com gordura, sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papel alumínio, papel autocolante, papel de cozinha, guardanapos, lenços de papel sujos, toalhetes e fraldas.

Plástico, Metal e PLA (Pacotes Líquidos Alimentares):
- Garrafas e garrafões (ex.: água, sumo, vinagre, óleos alimentares), embalagens de manteiga e iogurte, sacos e invólucos de plástico, embalagens de produtos de limpeza, tampas de plástico, esferovite, latas (bebidas e conservas), embalagens metalizadas, tampas de metal e caricas e pacotes de bebidas (ex.: leite, sumo, vinho, natas).
- Estes resíduos devem ser depositados no Ecoponto Amarelo - Amarelão.
- Espalme e escorra as embalagens para que ocupem menos espaço, e de modo a evitar odores desagradáveis;
- Não coloque no Ecoponto Amarelo objetos de metal, como utensílios de cozinha (ex.: tachos, panelas, talheres) e pequenos electrodomésticos.

Vidro:
- Garrafas, garrafões, frascos e boiões de vidro;
- Estes resíduos devem ser depositados no Ecoponto Verde - Vidrão.
- Retire as tampas das embalagens sempre que são feitas de outro tipo de material;
- Não deposite loiças e cerâmicas (ex.: pratos, copos, chávenas, jarras), vidraças, espelhos e lâmpadas.

Eixo: