Conceito da Cascais Estrutura Ecológica

A Estrutura Ecológica pretende ser uma rede multifuncional de espaços naturais e espaços verdes urbanos interligados entre si, concebidos para irem ao encontro das necessidades ambientais, sociais e económicas da populaçãos, contribuindo para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida das comunidades, no presente e no futuro.

Estrutura Ecológica é um plano estratégico concretizado numa rede multi-funcional de espaços naturais e espaços verdes urbanos interligados entre si, concebidos para irem ao encontro das necessidades ambientais, sociais e económicas das populações e que contribuem para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida das comunidades no presente e no futuro.
A Estrutura Ecológica Municipal é um instrumento de ordenamento do território que tem como objectivo fundamental a preservação e salvaguarda de áreas essenciais para a manutenção dos serviços ecológicos. A par da protecção dos recursos naturais - indispensáveis à sustentabilidade ambiental do município, a estrutura ecológica define os usos possíveis em espaço natural e constitui o suporte de actividades complementares em espaço rural e urbano.
Bem desenhada e integrada, a Estrutura Ecológica melhora a qualidade ambiental, saúde e bem-estar das populações e o sentido de pertença das comunidades locais, proporcionando oportunidades para a realização de exercício, desporto e recreio informal.
Este plano foi desenhado e será gerido de forma a garantir o continuar da prestação de serviços ecológicos por parte de território, bem como todos os benefícios inerentes, exigidos pelas comunidades e que permitem o seu desenvolvimento sustentável.
A Estrutura Ecológica implica a identificação e construção de novos espaços verdes urbanos, a criação e recuperação de espaços naturais e o estabelecimento de uma ligação entre eles, garantindo o carácter distinto de cada paisagem e habitat, valorizando as gentes locais e o seu legado histórico, mantendo o continuo natural dentro e em volta dos aglomerados urbanos.
Este instrumento de ordenamento de apoio à tomada de decisão a nível municipal, assume-se como um modelo de gestão activo na preservação e valorização do património natural, histórico e cultural, articulando as infra-estruturas urbanas com o espaço natural de forma coerente e organizada.

(Clique na imagem para aumentar)