Está aqui

Trabalho Voluntário reconhecido em cerimónia pública

Sabia que em Cascais, ao longo do ano 2016, houve cerca de 4500 cidadãos a vestir a pele de voluntários? E que esse trabalho foi enquadrado por 73 entidades parceiras da Câmara Municipal de Cascais no desenvolvimento de ações de ajuda a quem mais precisa? Reconhecer essa entrega foi o objetivo da Cerimónia de reconhecimento do Trabalho Voluntário que decorreu dia 3 de março, na Casa das Histórias Paula Rego.
Nesta cerimónia foi reconhecido o trabalho voluntário desenvolvido por entidades e voluntários ao longo do ano 2016, oriundo dos esforços de 73 entidades parceiras e cerca de 4500 voluntários, incluindo os bombeiros voluntários das cinco corporações do concelho.
 
Nesta cerimónia foram ainda reconhecidos publicamente mais 11 entidades e 1500 voluntários pela sua prestação pública durante o ano 2015. 
 
Numa altura em que Cascais se prepara para apresentar a sua candidatura a “Capital Europeia do Voluntariado 2019” e reunidos os dados disponíveis, é possível adiantar que ser voluntário no concelho é um ato de cidadania cada vez mais recorrente do quotidiano dos cidadãos. 
 
A nível de habilitações literárias sabe-se que 30% dos voluntários são licenciados. Contudo, em Cascais, são as mulheres (60%) quem mais se voluntaria para ajudar o próximo. Por norma este tipo de trabalho acresce às tarefas já desenvolvidas, pois do total de voluntários apenas 40% são desempregados. 
 
As contas não se fazem habitualmente, mas, para se ter uma noção do valor económico deste esforço da população, estima-se que o trabalho voluntário desenvolvido no concelho de Cascais, só ao nível do serviço de bombeiro, possa equivaler a cerca de quatro milhões de euros por ano.
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais