Está aqui

Objetivos e Princípios da Cascais Estrutura Ecológica

A Estrutura Ecológica pretende ser uma rede multifuncional de espaços naturais e espaços verdes urbanos interligados entre si, concebidos para irem ao encontro das necessidades ambientais, sociais e económicas da populaçãos, contribuindo para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida das comunidades, no presente e no futuro.

São objetivos da Cascais Estrutura Ecológica:
 Conectividade entre os habitats, promovida por corredores ecológicos que funcionarão como refúgios de flora, fluxos de fauna e prestação dos serviços ambientais.
 Promoção da Biodiversidade, pela protecção de habitats prioritários e a requalificação de ecossistemas que permitam o estabelecimento de fauna e flora característica. 
 Multifuncionalidade da paisagem, valorizando o mosaico da paisagem local, os usos e funções, promovendo um equilíbrio entre espaços produtivos, de recreio e conservação de biodiversidade. 
 Acessibilidade ao espaço natural, promovendo um estilo de vida saudável, que convida a população a optar pela caminhada, o passeio de bicicleta ou a cavalo. Os percursos pedonais e cicláveis podem estar associados aos corredores ecológicos como as ribeiras, antigas azinhagas e caminhos rurais que percorrem o concelho. Esta rede permite estabelecer uma ligação entre o espaço natural e o espaço urbano.
 Salvaguarda da paisagem, pelo seu valor intrínseco, pelo património histórico e cultural e o que representa na memória colectiva das gentes da terra.
 Projectos de referência, como parques de natureza e parques urbanos, representativos de uma linha de acção coerente e compatível com as características biofísicas do território potenciando a visitação, a educação e interpretação ambiental, desporto, entres outras actividades de recreio e lazer.


São princípios da Cascais Estrutura Ecológica:
 Perspectiva multidisciplinar, envolver diferentes disciplinas na concepção e gestão da estrutura,  abrangendo diferentes interlocutores, públicos e privados.
 Participação pública e envolvimento da comunidade, promover uma cidadania activa e participativa na tomada de decisão.
 Comunicação, transmitir os objectivos e resultados de forma clara e concisa, envolvendo todos os agentes.
 Design e qualidade, assumir um princípio de concepção e desenho de qualidade na intervenção em espaço público, procurando soluções sustentáveis e integradas no meio.
 Transparência e de fácil interpretação, ser acessível a todos, na leitura e compreensão dos conceitos, e objectivos preconizados.
 Exequível, garantir que os objectivos identificados se reflectem em acções concretas e passíveis de realizar.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0