Posto de Informação de Turismo de Natureza de Cascais

Frente ao Parque Marechal Carmona, Cascais
Com vista à promoção do conhecimento do património e biodiversidade existentes no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNS-C), foi criado o primeiro Posto de Informação de Turismo de Natureza do concelho, também conhecido como green hotspot.

Localizado em frente ao Parque Marechal Carmona, este é um espaço inovador onde os visitantes têm acesso a um conjunto variado de informações sobre o PNS-C, que pretende despertar o interesse do público para a sua visitação e sensibilizá-lo para a proteção do património natural.

Os visitantes têm à sua disposição informação sobre as características paisagísticas, geológicas, patrimoniais e de fauna e flora do PNS-C, bem como sugestões sobre atividades de Natureza das quais podem desfrutar. As informações são disponibilizadas por um técnico, que ajudará os visitantes a programar a sua visita facultando, para o efeito, mapas onde estão marcadas rotas, percursos e pontos de interesse a conhecer no Parque.

Através de um visualizador 3D, os utilizadores podem ainda efetuar uma visita virtual aos locais a explorar, e onde atêm sido desenvolvidos trabalhos de recuperação ambiental.

O primeiro green hotspot de Cascais situa-se na Eco-cabana, um modelo de habitação com pegada ecológica reduzida. O espaço acolhe ainda uma exposição permanente sobre este equipamento, destacando os materiais de construção, processo construtivo e sistema de eco-créditos que permite, através de um painel interactivo disponível no local, ilustrar de que forma os habitantes podem visualizar e gerir os seus consumos de água e energia, permitindo-lhes ganhar uma maior consciência sobre os recursos que utilizam no dia-a-dia.

Pelas suas características inovadoras, o projecto recebeu em 2007 o “Prémio Ideias Verdes Água de Luso – Expresso” e o jardim envolvente o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista na categoria de espaços públicos e exteriores de equipamentos em 2010, afirmando-se como uma pequena extensão do Parque Natural.

Espaços relacionados:

Borboletário
 Eco-cabana
 Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina
 Quinta do Pisão - Parque de Natureza
 Pedra Amarela Campo Base
 Parque Natural de Sintra-Cascais
 Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal

InformaçõesBICAS
Informações

Horário: Verão (1 de maio a 30 de setembro) – diariamente das 8h00 às 20h00 | Inverno (1 de outubro a 30 de abril) – diariamente das 9h00 às 16h00
Morada: Avenida da República - 2750-475 Cascais
Telefone Cascais Ambiente: 21 460 42 30
E-mail: geral@cascaisambiente.pt

BICAS
Qual o horário de funcionamento dos quiosques das bicas?
O horário de funcionamento dos quiosques das bicas é enre as 08h00 e as 20h00, sendo a 0entrega das bicas realizada até às 19h.
Atenção:
As bicas podem ser utilizadas todos os dias com exceção do dia 1 de janeiro e 25 de dezembro.
Nos dias 24 e 31 de dezembro os quiosques encerram às 13h00.

O local de entrega das bicas é o mesmo onde foram levantadas?
Não. As bicas podem ser devolvidas em qualquer dos três postos: Guia, Ecocabana ou Largo da Estação desde que seja apresentado o talão de aluguer que deve sempre acompanhar o utilizador da Bica de forma a esta poder ser identificada e ficar registada a sua devolução.

As bicas podem ser reservadas?
Não. Não existe reserva de bicas.

O que devo fazer para utilizar as bicas?
Deve dirigir-se a um dos quiosques das bicas, onde deverá apresentar a sua identificação, através do Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte ou Carta de Condução. Ler as Normas e condições de utilização e assinar a declaração de responsabilidade devidamente preenchida. Deve sempre fazer-se acompanhar do talão de aluguer da Bica.

Em caso de avaria o que devo fazer?
Contactar o posto mais próximo. O talão de aluguer tem o contacto dos quiosques.

As bicas podem ser utilizadas por crianças?
É proibido o uso das bicas por menores de dezasseis (16) anos, exceto quando o registo de aluguer for efetuado por um maior, não se responsabilizando a Cascais Próxima por qualquer tipo de acidente que possa existir com o utilizador.

O uso das bicas tem algum custo para o utilizador?
Sim, desde o dia 10 de outubro de 2016. Os valores podem ser consultados no tarifário nas novas Normas e Condições de Utilização afixadas nos quiosques, redes sociais e canais de comunicação da Câmara Municipal de Cascais.