Está aqui

A minha Liberdade começa na Segurança

A qualidade de vida no concelho depende também, e muito, da segurança dos seus munícipes. O sentimento de vulnerabilidade fragiliza todos os outros direitos de cidadania. Mas esse sentimento combate-se reduzindo situações de risco, quer através de ações de sensibilização, de prevenção, mas também de fiscalização e proteção civil.
É por isso que a segurança depende de todos, mas depende também de um conjunto de profissionais a quem cabe intervir na defesa da segurança pública.
 
Falemos pois de mais de uma centena de profissionais da Polícia Municipal que ao longo do ano de 2015 teve perto de 17 500 ações de fiscalização e sensibilização no concelho. Fiscalização e sensibilização, para que a população não fique sujeita às arbitrariedades de quem desrespeita a liberdade dos outros, como por exemplo os constrangimentos provocados pelos estacionamentos indevidos. Porém, a intervenção fiscalizadora só é intentada quando a ação de sensibilização que a precede não surte o efeito desejado. 
 
Muitas das ações acima referidas reportam-se a ações de prevenção, através da vigilância de pontos sensíveis, nomeadamente as zonas protegidas do litoral e da floresta, o paredão e os parques e edifícios municipais, bem como as escolas e jardins infantis.
 
Às ações de prevenção seguem-se as intervenções de policiamento nos eventos desportivos realizados no concelho, bem como dos acontecimentos recreativos e culturais. No ano de 2015, por exemplo a Polícia Municipal afetou a estes acontecimentos quase um milhar de agentes. Ainda no ano de 2015 estes profissionais foram chamados a intervir com urgência em mais de 4 mil ocorrências, designadamente para verificação da integridade das instalações da rede escolar ou pré-escolar, ou respondendo a denúncias de eventuais maus-tratos a animais, ou até dando apoio a ações de proteção civil em casos de perigo de vida iminente para a vida ou para a saúde das pessoas. 
 
Clique em "lcontinuar a ler" para saber mais sobre a atuação da Proteção Civil.
 
 
    
 
Proteção Civil
 
Habitualmente relaciona-se Serviços de Proteção Civil à ocorrência de catástrofes, mas a intervenção destes serviços começa muito para cá dessas ocorrências e, muitas vezes, é esse trabalho a montante que mais atenua os efeitos mais devastadores e, também por isso, tem um papel fundamental na segurança dos munícipes.
 
A proteção Civil subdivide-se na Divisão de Prevenção, promovendo ações de sensibilização em Escolas, em Lares, Centros de Dia e Juntas de Freguesia, contando ao todo com cerca de 3 500 participantes. Ainda no plano de prevenção a Proteção Civil dá apoio a vistorias às condições de segurança nos eventos. E fiscalizando o cumprimento dos regulamentos de segurança contra incêndios nos edifícios. 
 
Através da Divisão de Planeamento e Operações os Serviços de Proteção Civil apoiam as situações de emergência, previnem ocorrências de maior perigosidade, procedendo ao levantamento das situações de risco, planeando emergências e aferindo da capacidade de meios e recursos para que não faltem em plena situação de crise. 
 
No ano de 2015, por exemplo, intervieram em mais de 500 ocorrências a maioria das quais provocadas por queda de estruturas, de árvores ou de elementos de construção. Mas, também em matéria de prevenção procederam à limpeza de terrenos e também à busca e resgate de animais.
 
Dos Serviços de Proteção Civil faz parte ainda a Unidade Técnica Florestal, fundamental na defesa das áreas florestais do concelho, na prevenção e combate a incêndios, na vigilância da zona florestal e no apoio ao rescaldo, e na manutenção da rede viária florestal. Durante o ano de 2015 procedeu-se à limpeza, manutenção e povoamento de Pinho Manso numa área de 16 hectares, mas também na recuperação e manutenção de galerias ripícolas nas ribeiras da Penha Longa, Atrozela, Rio da Mula, Quinta do Pisão, Marmeleiro e Ribeiro das Vinhas, abrangendo uma área de cerca de 36 hectares.  
continuar a ler

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais